DOENÇA DIVERTICULAR

Divertículos são pequenas bolsas ou saliências que podem se formar ao longo de todo o aparelho digestivo, eles são encontrados mais frequentemente na parte final do intestino grosso (cólon sigmoide).

A incidência da doença diverticular aumenta com a passagem dos anos e torna-se frequente depois dos 50 anos; e a grande maioria dos pacientes é assintomática, no entanto um ou mais divertículos podem inflamar levando à ocorrência da diverticulite.

Os sinais e sintomas da diverticulite incluem:

• Dor, que pode ser constante e persistir por vários dias, ou cólicas e localizar-se no lado inferior esquerdo do abdômen, às vezes, porém a dor pode localizar-se em outras áreas do abdômen.
  • Febre
  • Distensão abdominal
  • Prisão de ventre ou, menos comumente, diarreia

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver diverticulite:

• Idade: a incidência de diverticulite aumenta com a idade.
  • Obesidade: estar acima do peso aumenta os riscos de desenvolver diverticulite.
  • Fumar: pessoas que fumam são mais propensas a desenvolver diverticulite.
  • Falta de exercício: a atividade física previne a ocorrência de diverticulite.
  • Dieta: uma dieta pobre em fibra em combinação com uma alta ingestão de gordura animal parece aumentar o risco.
  • Certos medicamentos: alguns medicamentos estão associados a um risco aumentado na ocorrência de diverticulite, incluindo esteroides, opioides e anti-inflamatórios não esteroides.

Não há tratamento para a doença diverticular, estando qualquer tipo de tratamento reservado aos quadros de diverticulite, estando o tratamento depende da gravidade do quadro inflamatório e intensidade de seus sintomas.

Diverticulite não complicada

Associada a sintomas leves, o tratamento da diverticulite não complicada é ambulatorial e realizado com uma associação de medicamentos e cuidados alimentares. O tratamento é bem-sucedido na grande maioria das pessoas com diverticulite não complicada.

Diverticulite complicada

Associada a quadros de diverticulite graves com sintomas importantes e sinais de infecção ou a pacientes com doenças associadas, o tratamento envolve internação, jejum por período indeterminado, uso de antibióticos intravenosos e, quando necessária, a drenagem de um abscesso abdominal.

O tratamento cirúrgico da diverticulite está indicado nas seguintes situações:

• Presença de complicações, como abscesso intestinal, fístula ou obstrução, não resolvidas por meio de tratamento clínico ou minimamente invasivos.
  • Ocorrência de vários episódios de diverticulite não complicada em um curto período.
  • Paciente imunodeprimido com história de diverticulite prévia.

O que fazer para ajudar a prevenir a diverticulite:

• Exercício regularmente. O exercício aumenta a motilidade intestinal e reduz o risco de diverticulite.

• Comer muita fibra. Uma dieta rica em fibras diminui o risco de diverticulite. Alimentos ricos em fibras, como frutas frescas e vegetais, e alimentos integrais tornam as fezes mais amolecidas e diminuem o risco de impactação das fezes nos divertículos. Comer sementes e nozes não está associado ao desenvolvimento de diverticulite.

• Beber muito líquido. Para as fibras funcionarem, elas precisam ser hidratadas e, para isso, é recomendada a ingestão de pelo menos um litro e meio de líquido por dia. Caso a ingestão de líquido não seja a suficiente para hidratar as fibras, as fibras podem até prender o intestino.