DOENÇA DO REFLUXO

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o conteúdo gástrico reflui para o esôfago, este refluxo pode agredir a mucosa do esôfago ou causar sintomas relacionados às vias respiratórias. A doença pode ser fugaz e passageira ou se manifestar de modo moderado a grave com persistência dos sintomas por longos períodos.

A maioria dos pacientes pode controlar o refluxo apenas com mudanças de estilo de vida, mas algumas pessoas podem precisar de medicamentos ou até cirurgia para aliviar os sintomas.

Os sinais e sintomas comuns da DRGE incluem:

• Sensação de queimação no peito (azia), geralmente depois de comer
  • Dor no peito
  • Dificuldade em engolir
  • Regurgitação de alimentos ou líquido azedo
  • Sensação de um nódulo ou bola na garganta
  • Tosse seca
  • Laringite
  • Rouquidão

A DRGE está diretamente relacionada a hábitos de vida e alimentares, as condições que podem aumentar o risco de refluxo incluem:

• Gravidez
  • Manter o hábito de fazer refeições copiosas ou tarde da noite
  • Ingestão de alimentos (gatilhos) que desencadeiem o refluxo como alimentos gordurosos, ácidos e condimentados
  • Ingestão frequente de bebidas alcoólicas ou café
  • Deitar-se após as refeições

COMPLICAÇÕES

A DRGE pode causar esofagite, úlcera péptica esofágica, estenose esofágica, esôfago de Barrett e adenocarcinoma de esôfago. Os fatores que contribuem para o desenvolvimento das complicações incluem a natureza cáustica do material refluído, a inabilidade para eliminar o material refluído do esôfago, o volume do conteúdo refluído, as funções protetoras da mucosa e o tempo de exposição ao refluxo.

Para a grande maioria dos pacientes, o tratamento vai consistir em melhoria dos hábitos de vida e alimentares e a utilização de medicações que reduzam a produção de ácido pelo estômago e aumente a velocidade de esvaziamento gástrico. A grande dificuldade do tratamento clínico não consiste em controlar os sintomas, mas em manter os pacientes assintomáticos ao longo do tempo.

O tratamento cirúrgico consiste na confecção de uma válvula antirrefluxo gastroesofágica realizada com o fundo gástrico que envolve a porção final do esôfago, estando a cirurgia restrita aos pacientes com insucesso do tratamento clínico ou portadores de complicações.

Os hábitos e o estilo de vida têm uma relação direta com a ocorrência de refluxo, mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir de forma significativa os sintomas. Seguem as principais recomendações:

• Manter um peso saudável. O excesso de peso aumenta a pressão intra-abdominal, comprimindo o estômago e causando o refluxo.

• Parar de fumar. O tabagismo diminui a capacidade do esfíncter inferior do esôfago de funcionar adequadamente.
  • Elevar a cabeceira da cama. O refluxo é um fenômeno físico e, dessa forma, a gravidade tem uma importância muito grande na sua ocorrência. Elevar o esôfago em relação ao estômago reduz a ocorrência de refluxo ao dormir ou quando se está deitado, para isso, eleva-se a cabeceira da cama ou do colchão. Levantar apenas a cabeça com travesseiros adicionais não é eficaz.
  • Não se deitar depois de uma refeição. É necessário esperar pelo menos três horas depois de uma refeição para se deitar ou ir para a cama.
  • Comer lentamente e mastigar bem. Quanto mais bem processado estiver o alimento pela mastigação, mais rápido será o esvaziamento do estômago e menor será a exposição à ocorrência de refluxo.
  • Evitar alimentos e bebidas que desencadeiem o refluxo. Muitos alimentos são sabidamente responsáveis pela ocorrência de refluxo e devem ser evitados, os mais comuns incluem alimentos gordurosos ou fritos, molho de tomate, álcool, chocolate, condimentos picantes, alho, cebola e cafeína.
  • Beber pouco líquido durante a refeição. A ingestão de grande quantidade de líquido durante uma refeição aumenta o risco de ocorrência de refluxo, quanto mais cheio estiver o estômago, maior será o risco de refluxo.
  • Evitar roupas apertadas. Roupas que envolvem firmemente a cintura aumentem a pressão abdominal e aumento o risco de refluxo.