GASTRITE E ÚLCERA PÉPTICA

Gastrite é um termo usado descrever a inflamação do revestimento interno do estômago (mucosa). A inflamação é, na maioria das vezes, o resultado da infecção do estômago pelo H. pylori, o uso regular de certas medicações e o consumo excessivo de álcool, alimentação irregular, entre outros fatores.

Gastrite pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Em alguns casos, a gastrite pode provocar formação de úlceras e sangramento; para a maioria das pessoas, no entanto, a gastrite não é grave e melhora rapidamente com o tratamento.

Úlceras pépticas são feridas que ocorrem na parede do estômago ou duodeno e estão geralmente associadas à ocorrência de gastrite.

Os sinais e sintomas da gastrite ou úlcera, muitas vezes, são comuns e incluem:

• Queimação ou dor na região superior do abdômen, que pode-se tornar pior ou melhor com a alimentação.
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Uma sensação de plenitude ou peso no estômago após as refeições
  • Perda do apetite
  • Gastrite e úlcera nem sempre causam sinais e sintomas.

Os fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento de gastrite ou úlcera incluem:

• Infecção pylori. Infecção bacteriana que leva a um processo crônico de inflamação no estômago (gastrite), úlcera péptica e determinados tipos de câncer de estômago. Apenas algumas pessoas com a infecção desenvolvem gastrite ou outras doenças gastrointestinais.
  • Uso regular de anti-inflamatórios. O uso regular dessas medicações pode reduzir a produção de uma substância que ajuda a proteger a mucosa do estômago.
  • Os idosos têm um risco aumentado de desenvolver doenças pépticas como gastrite e úlceras, isso porque a barreira que protege o estômago tende a diminuir com a idade e porque os idosos são mais propensos a ter infecção por H. pylori.
  • Álcool. Potente agente irritante da mucosa, o seu consumo agride diretamente o estômago e torna-o mais vulnerável à ação de outros alimentos e medicações.
  • Estresse aumenta a produção de ácido pelo estômago, dessa forma, provocando a ocorrência de doenças pépticas.
  • Outras doenças e condições. A gastrite pode estar associada a outros problemas de saúde, incluindo HIV/Aids, doença de Crohn e infecções parasitárias.

O tratamento das doenças pépticas passa por uma mudança de hábitos e adequação alimentar e, ainda, muitas vezes pela utilização de medicações que reduzem a produção de ácido ou protegem o estômago e o duodeno. O grande desafio do tratamento não é o alívio inicial dos sintomas, mas sim manter esse alívio e a qualidade de vida dos pacientes por um longo período.

A gastrite aguda causada por anti-inflamatórios ou álcool pode ser aliviada com a simples interrupção do fator agressor.

Os medicamentos usados para tratar gastrite e úlcera incluem:

• Antibióticos para matar Pylori. Certificar-se de tomar a prescrição completa de antibiótico, geralmente, por 7 a 14 dias.
  • Medicamentos que bloqueiam a produção de ácidos. As drogas utilizadas bloqueiam a produção do ácido clorídrico, fator importante na ocorrência das doenças pépticas. O uso por longo período dessas medicações, sempre que necessário, deve ser realizado com acompanhamento médico.
  • Antiácidos que neutralizam a secreção gástrica. Agindo localmente e de forma rápida, essas medicações neutralizam o ácido e podem proporcionar alívio rápido dos sintomas.

Algumas recomendações para evitar as doenças pépticas e principalmente para evitar a recorrência dos seus sintomas são:

• Refeições leves e frequentes. Manter sempre algo no estômago protege e evita a ocorrência de gastrite. O estômago vazio sempre vai estar mais exposto à ação agressora do ácido.
  • Evitar alimentos irritantes. Evitar alimentos que irritem o estômago, especialmente os picantes, ácidos, fritos ou gordurosos.

• Evitar álcool. O álcool pode irritar diretamente a mucosa do estômago.
  • Evitar anti-inflamatórios. A automedicação é um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência das doenças pépticas (gastrite e úlceras) pelo uso indiscriminado de anti-inflamatórios.