HEMORROIDAS

As hemorroidas são dilatações de pequenas veias que existem na região anal ou na porção final do reto, na verdade, trata-se de varizes que surgem nessa região. As hemorroidas podem estar localizadas no interior do reto (hemorroida interna) ou na região anal (hemorroida externa), de ocorrência bastante frequente, 3 a cada 4 pessoas terão hemorroidas na vida adulta.

Os sinais e sintomas de hemorroidas podem incluir:

• Sangramento indolor durante as evacuações – pequenas quantidades de sangue vermelho vivo podem ser vistas no papel higiênico ou no vaso sanitário.
  • Coceira ou irritação na região anal
  • Dor ou desconforto
  • Inchaço ao redor do ânus
  • Presença de nódulo na região anal, que pode ser sensível ou doloroso.

As veias ao redor do ânus tendem a dilatar-se com o aumento da pressão ou esforço, e isso leva ao aparecimento das hemorroidas. Os principais fatores que levam ao seu surgimento são:

• Esforço durante as evacuações
  • Permanecer sentado por longos períodos de tempo no vaso sanitário
  • Diarreia crônica ou prisão de ventre
  • Gravidez
  • Relação anal
  • Dieta pobre em fibra
  • Idade

• Cuidados locais e alimentares
  • Fazer banho de assento com água morna
  • Manter a área anal limpa
  • Não usar papel higiênico
  • Aplicar frio local

Medicação

Existem diversas medicações tópicas e sistêmicas que reduzem os sintomas e as complicações da doença hemorroidária.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico é sempre a exceção no tratamento da doença hemorroidária e tal procedimento é indicado para os casos nos quais o tratamento clínico não foi bem-sucedido ou quando o paciente possuir grandes hemorroidas.

A melhor maneira de prevenir o aparecimento das hemorroidas é manter as fezes amolecidas, desse modo, evitando o esforço evacuatório.

Dicas para prevenir hemorroidas e reduzir os sintomas:

• Consumir alimentos ricos em fibras. Principalmente, frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.
  • Beber muito líquido. A recomendação é ingerir ao menos um litro e meio por dia.

• Considerar o uso de suplementos ricos em fibras. A maioria das pessoas não ingere a quantidade recomendada de fibras em sua dieta. Estudos têm demonstrado que suplementos de fibras reduzem os sintomas e o sangramento relacionado à doença hemorroidária.
  • Não inibir o reflexo evacuatório. Quando se deixa de evacuar e espera-se o reflexo passar, as fezes podem ficar secas e endurecidas, assim, tornando a evacuação mais difícil.
  • Realizar exercício físico com frequência. Manter-se ativo para ajudar a prevenir a prisão de ventre.

• Evitar longos períodos no banheiro. Permanecer sentado por muito tempo no vaso sanitário pode aumentar a pressão na região pélvica e isso contribui para o aparecimento das hemorroidas.