HÉRNIA INCISIONAL

A hérnia incisional é um tipo de hérnia que acontece no local da incisão de uma cirurgia no abdome. Isso acontece por causa de uma tensão excessiva e uma cicatrização inadequada na parede abdominal.

Embora as hérnias incisionais sejam uma complicação relativamente comum em qualquer pessoa que faça uma cirurgia abdominal, são mais frequentes em pessoas com obesidade, que tiveram uma infecção da ferida operatória ou que têm algum problema de saúde anterior, como diabetes, doenças pulmonares ou qualquer doença que aumente a pressão dentro do abdome.

O sintoma mais comum da hérnia incisional é o surgimento de um inchaço junto da cicatriz da cirurgia abdominal, no entanto também é frequente que surjam outros sintomas associados, como:

• Dor ou desconforto no local da hérnia
  • Alterações do trânsito intestinal, com prisão de ventre ou diarreia

A hérnia, geralmente, surge 3 a 6 meses após a cirurgia, mas pode surgir antes desse período. Além disso, é habitual que a hérnia seja mais facilmente observável quando se está de pé ou pegando peso, podendo até desaparecer quando se está sentado, relaxado ou deitado.

Qualquer caso em que exista um corte dos músculos da parede abdominal há o risco de formação de uma hérnia e, por isso, é relativamente comum após uma cirurgia ao abdômen. Porém existem alguns fatores que parecem aumentar o risco de desenvolver este tipo de hérnia, como:

• Ter uma infecção no local da cicatriz.
  • Ter excesso de peso ou obesidade.
  • Ser fumante.
  • Utilizar alguns remédios, especialmente imunossupressores ou esteroides.
  • Ter outros problemas de saúde, como diabetes, insuficiência renal ou doenças pulmonares.

O tratamento da hérnia incisional é sempre cirúrgico, mas a sua realização será baseada no estado de saúde geral, anatomia e localização da hérnia. O tratamento cirúrgico consiste no fechamento do defeito anatômico na parede abdominal e na colocação de uma tela para fortalecer a parede abdominal e evitar que a hérnia volte a formar-se.

Geralmente, hérnias de maior tamanho são mais difíceis de tratar e, por isso, precisam de uma cirurgia clássica, pela qual a cicatriz é novamente aberta. Já hérnias menores podem ser tratadas com laparoscopia, pela qual são feitos pequenos cortes ao redor da hérnia para repará-la, não precisando abrir novamente a cicatriz da cirurgia anterior.

A melhor forma de evitar a ocorrência de uma hérnia incisional é seguir corretamente as orientações fornecidas no pós-operatório.