CÂNCER COLORRETAL

O câncer colorretal (tumores do cólon e do reto) é o tumor mais frequente do aparelho digestivo, atingindo, de forma bastante semelhante, homens e mulheres.

A maioria dos casos de câncer começa a partir de pequenos tumores benignos, os pólipos adenomatosos; mas, ao longo do tempo, alguns desses pólipos podem sofrer uma degeneração celular e, então, transformar-se em câncer.

Fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer de colorretal:

• Idade superior a 50 anos
  • História pessoal de câncer colorretal ou pólipos
  • Doenças inflamatórias intestinais
  • Síndromes hereditárias
  • História familiar de câncer colorretal
  • Dieta pobre em fibras e rica em gordura de origem animal
  • Vida sedentária
  • Alcoolismo
  • Radioterapia prévia

O câncer colorretal não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, mas, à medida que o tumor cresce, pode causar sangramentos, dor abdominal, alteração do funcionamento do intestino e obstrução intestinal. Os sintomas mais comuns são:

• Mudança quanto ao hábito intestinal, incluindo diarreia ou constipação ou uma alteração na consistência das fezes
  • Sangramento retal ou sangue nas fezes
  • Desconforto ou dor abdominal persistente, como cólicas e gases
  • Uma sensação de que o intestino não esvazia completamente
  • Fraqueza e cansaço

O tratamento do câncer colorretal envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia, a escolha de cada método a ser utilizado depende do momento no qual foi diagnosticado o câncer.

A cirurgia é necessária em praticamente todos os casos e baseia-se na remoção da parte doente do intestino grosso, com margens de segurança, incluindo os gânglios linfáticos da região. Atualmente, muitas cirurgias para tratamento de câncer de cólon são realizadas por videolaparoscopia ou cirurgia robótica, técnica que permite incisões menores e recuperação mais rápida.

A quimioterapia para câncer colorretal, geralmente, é aplicada após a cirurgia, caso o câncer tenha-se espalhado para os linfonodos. Dessa forma, o tratamento pode ajudar a reduzir o risco de recorrência do câncer. A quimioterapia também pode ser utilizada antes da cirurgia, com o objetivo de diminuir o câncer, com isso, melhorando os resultados da operação.

A radioterapia pode ser utilizada em tumores grandes antes de uma operação ou para aliviar sintomas. A radioterapia combinada com quimioterapia é uma das opções de tratamento para o câncer retal, seguida ou não de cirurgia.

No caso do câncer colorretal, o rastreamento, em todas as pessoas acima dos 45 anos, é fundamental para a detecção precoce e prevenção da doença, independentemente de haver sintomas ou não. Entretanto pacientes mais jovens com histórico familiar de câncer colorretal devem ser avaliados a partir dos 35 anos.

Algumas mudanças de hábitos são muito importantes na prevenção:

• Dieta rica em fibras e pobre em gordura animal. Ter uma dieta rica em frutas, legumes e cereais integrais. O excesso na ingestão de gordura de origem animal aumenta o risco de câncer colorretal.

• Evitar bebida alcoólica. Estudos mostram que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, a ingestão de álcool deve ser feita com moderação. Essa recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas.
  • Parar de fumar. Tabagismo é um importante fator de risco para o câncer colorretal.
  • Faça exercícios regularmente. A atividade física atua de diversas maneiras e previne a ocorrência do câncer de intestino.
  • Evite a obesidade. O excesso de peso é um fator de risco para o câncer porque provoca um estado de inflamação crônica e altera o metabolismo de determinados hormônios.

A colonoscopia é o principal exame para o rastreamento e a prevenção do câncer colorretal.