CÂNCER DE ESÔFAGO

Câncer de esôfago, na grande maioria dos casos, começa nas células que revestem o interior do órgão, podendo ocorrer em qualquer lugar ao longo do esôfago, a incidência deste câncer é maior em homens do que mulheres. Em algumas regiões, a taxa mais elevada dos casos de câncer de esôfago pode ser atribuída ao uso de tabaco e álcool ou hábitos nutricionais culturais.

Fatores que causam irritação crônica nas células do esôfago aumentam o risco de câncer e incluem:

• Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
  • Presença de esôfago de Barrett
  • Etilismo
  • Presença de refluxo biliar
  • Ingestão de líquidos em temperatura muito elevada
  • Pacientes que foram submetidos a tratamento radioterápico no tórax ou abdômen superior

Os sinais e sintomas do câncer de esôfago incluem:

• Dificuldade para engolir (disfagia)
  • Dor ou aperto no peito e sensação de queimação
  • Perda de apetite
  • Tosse ou rouquidão

O câncer de esôfago, no estágio

inicial, pode não apresentar sintomas.

O tratamento do câncer de esôfago é baseado no tipo de células que deram origem ao câncer, no estágio do câncer e na condição clínica do paciente. Na grande maioria das vezes, o tratamento é multidisciplinar e envolve a cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

CIRURGIA

A cirurgia pode ser associada à radioterapia e à quimioterapia, antes ou após a cirurgia, principalmente quando o tumor for grande e houver risco de sua disseminação. Atualmente, a cirurgia é realizada por laparoscopia ou cirurgia robótica; a cirurgia aberta é realizada com pouca frequência, mas ainda pode ser necessária nos casos de tumores grandes. Quando o tumor é pequeno e atingiu apenas a superfície do esôfago, sem invadi-lo, é possível removê-lo por meio de endoscopia, um procedimento minimamente invasivo.

QUIMIOTERAPIA

Os medicamentos quimioterápicos são tipicamente usados antes (neoadjuvante) ou depois da cirurgia (adjuvante) em pessoas com câncer de esôfago. A quimioterapia também pode ser combinada com a radioterapia. Em pessoas com câncer avançado, a quimioterapia pode ser aplicada exclusivamente para ajudar a aliviar os sinais e sintomas causados pelo câncer.

RADIOTERAPIA

A radioterapia é, comumente, usada antes da cirurgia, ou ocasionalmente após a cirurgia. A radioterapia também é usada para aliviar complicações do câncer de esôfago avançado, como nos casos de obstrução ou sangramento.

Algumas medidas são muito importantes na prevenção do câncer de esôfago. Por exemplo:

• Parar de fumar. Tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de esôfago.

• Evitar bebida alcoólica. Estudos mostram que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, a ingestão de álcool deve ser feita com moderação. Essa recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas.
  • Comer mais frutas e legumes. Adicionar uma variedade de frutas e legumes à dieta.
  • Evite a obesidade. A obesidade é um fator de risco para o câncer porque provoca um estado de inflamação crônica e altera o metabolismo de determinados hormônios.