CÂNCER DE PÂNCREAS

O pâncreas pode desenvolver tipos diferentes de tumores, com tratamentos e comportamentos também bastante distintos. Infelizmente, o tumor mais frequente do pâncreas é também o mais agressivo e com pior prognóstico, trata-se do adenocarcinoma de pâncreas.

O adenocarcinoma de pâncreas costuma ser bastante agressivo e, comumente, espalha-se rapidamente para órgãos próximos e, raramente, é detectado em seus estágios iniciais.

Os fatores relacionados ao aumento do risco de câncer de pâncreas incluem:

• Inflamação crônica do pâncreas (pancreatite)
  • Diabetes
  • Histórico familiar de síndromes genéticas que podem aumentar o risco de câncer, incluindo uma mutação genética BRCA2 e síndrome de Lynch
  • Histórico familiar de câncer de pâncreas
  • Idade mais avançada ‒ a maioria dos casos é diagnosticada após os 65 anos.

Os sinais e sintomas do câncer de pâncreas, muitas vezes, não ocorrem até que a doença esteja avançada. Eles podem incluir:

• Dor no abdômen superior que se irradia para as costas
  • Perda de apetite ou perda de peso não intencional
  • Depressão
  • Diabetes de início repentino
  • Trombose venosa
  • Fadiga e cansaço
  • Amarelamento de pele e do branco dos olhos (icterícia)

O tratamento para o câncer de pâncreas depende do estágio e localização do câncer no momento do diagnóstico, bem como da condição clínica do paciente. O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação desses. Quando o câncer de pâncreas está avançado e esses tratamentos não trazem benefício ao paciente, o paciente receberá um tratamento para alívio dos sintomas (cuidados paliativos).

A cirurgia é a única chance real de cura para o câncer de pâncreas, mas nem sempre isso pode ocorrer. Os procedimentos cirúrgicos podem ser também utilizados no tratamento paliativo com a finalidade de aliviar os sintomas e as complicações como obstrução biliar e obstrução duodenal, uma alternativa para este tratamento são os procedimentos endoscópicos.

A quimioterapia consiste na utilização de drogas que podem ser injetadas em uma veia ou ingeridas oralmente, este tratamento pode ser realizado com uma droga ou uma combinação delas. A quimioterapia também pode ser combinada com radioterapia (quimiorradiação).

Os tratamentos de radioterapia podem ser realizados antes ou depois da cirurgia.

Alguns fatores importantes na prevenção do câncer de pâncreas são:

•   Parar de fumar. O tabagismo é o principal fator de risco na ocorrência de câncer de pâncreas.
  • Manter um peso saudável. A obesidade é um fator de risco importante para a ocorrência de câncer de pâncreas, por isso, é fundamental manter um peso saudável e combinar exercícios diários com uma dieta rica em vegetais, frutas e alimentos integrais para manter o peso adequado.
  • Seguir uma dieta saudável. Uma dieta rica em frutas e legumes e alimentos integrais pode ajudar a reduzir o risco do câncer de pâncreas.

O aconselhamento genético deve ser considerado nos pacientes com histórico familiar de câncer no pâncreas.