CÂNCER DE ESTÔMAGO

O câncer gástrico pode desenvolver-se em qualquer parte do estômago, na grande maioria das vezes, ele inicia na camada mais interna do estômago ‒ conhecida como mucosa.

Nos últimos anos, tem sido observado um aumento no número de casos de câncer de estômago que iniciam entre o final do esôfago e o começo do estômago – junção esofagogástrica.

O câncer gástrico é mais comum em homens do que em mulheres, e o risco aumenta após os setenta anos.

Os principais fatores de risco para o câncer de junção esofagogástrica são a história crônica de refluxo gastroesofágico (DRGE) e a obesidade.

Os fatores que aumentam o risco de câncer de estômago incluem:

. Uma dieta rica em alimentos conservados em sal ou defumados

• Uma dieta pobre em frutas e legumes
  • Histórico familiar de câncer de estômago
  • Infecção com Helicobacter pylori
  • Anemia perniciosa
  • Gastrite atrófica
  • Metaplasia intestinal

Os sintomas do câncer de estômago podem incluir:

• Cansaço e fraqueza
  • Perda de disposição
  • Perda de apetite
  • Empachamento e sensação de peso no estômago
  • Queimação e pirose (azia)
  • Dor abdominal
  • Dificuldade ou dor para engolir
  • Anemia

Na presença desses sintomas, um médico sempre deve ser consultado, e o uso de medicação não deve ser realizado sem a orientação médica.

As opções de tratamento para câncer de junção gastroesofágica ou câncer de estômago dependem do estágio do seu câncer e da condição clínica do paciente, sendo realizado por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A cirurgia é sempre o tratamento curativo de escolha para o tratamento do câncer de estômago, mas, quando ela vai ser realizada, depende do momento no qual foi feito o diagnóstico. As cirurgias também podem ser utilizadas de forma paliativa no tratamento do câncer gástrico com a finalidade de aliviar sintomas ou complicações.

A quimioterapia pode ser feita antes da cirurgia (quimioterapia neoadjuvante) para ajudar a diminuir o tumor, desse modo, visando que este possa ser removido com melhores resultados; e a quimioterapia também pode ser usada após a cirurgia (quimioterapia adjuvante) para matar quaisquer células cancerígenas que possam permanecer no corpo. A quimioterapia pode ser combinada com a radioterapia.

No câncer de junção esofagogástrica, a radioterapia e a quimioterapia são tipicamente utilizadas ao mesmo tempo (quimiorradioterapia), na maioria das vezes, antes da cirurgia.

Em casos de câncer avançado, a radioterapia pode ser usada para aliviar efeitos e sintomas do tumor como obstrução e sangramento.

Medidas para reduzir o risco de câncer de junção esofagogástrica e câncer de estômago são:

• Exercício. O exercício regular está associado a um risco reduzido de câncer de estômago.

• Comer mais frutas e legumes. Incorporar mais frutas e legumes na dieta a cada dia. Dieta rica em alimentos frescos está associada à redução do risco de câncer de estômago.

• Reduzir a quantidade de alimentos conservados em sal ou defumados. Sabidamente, a ingestão regular desses alimentos aumenta o risco de câncer de estômago.
  • Parar de fumar. Fumar aumenta o risco de câncer de estômago, assim como muitos outros tipos de câncer.
  • Perguntar ao médico sobre o risco de câncer gástrico. Diversas alterações do esôfago ou estômago estão associadas à ocorrência de câncer de estômago, como o esôfago de Barrett e a gastrite atrófica, nesses casos, a realização de endoscopia periódica está indicada.